"Falar é superficial,por mais profunda que seja a fala.

Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque."

sábado, 23 de julho de 2011

A linguagem do corpo antigo

Esta semana tive a terceira sessão de massagem com a minha mais nova cliente vip: uma senhorinha que completará 90 anos em novembro. Fiquei até envergonhada do motivo que a levava a procurar a massagem circulatória, porque me queixo tanto da vida, reclamo tanto com Deus por existir muita gente sem dignidade e respeito ao próximo por perto que me senti meio idiota diante daquele século de vida.
Pois é, Minha doce cliente precisava ativar a circulação de suas pernas porque já não se movimenta como gostaria. Lúcida, mesmo que se esqueça sempre de coisas que nos esforçamos para apagar da mémoria e não conseguimos, ela transforma a terapia na escola de vida que os anos não me darão, até porque não acredito que eu dure muito diante das misérias humanas que vão dilacerando meu coração.
No primeiro atendimento vivi uma experiência que nunca mais sairá da minha cabeça. Ao tocar naquele corpo antigo e cheio de registros de histórias e experiências, pensei que ele fosse desintegrar nas minhas m ãos devido à quantidade de ruídos que emitia: um ranger de ossos e articulações endurecidas pelo tempo e mau uso.
Embalada pela música, luzes e aromas escolhidos para ela, minha senhorinha dorme quase que imediatamente ao deitar na maca, mas mesmo assim continua emitindo gemidos sentidos e profundos quando toco em suas pernas cansadas embora sem varizes ou celulite. Naquele primeiro momento, quase não a toquei materialmente, deixando que energias sutis auxiliassem esta tarefa divina.
Já na segunda sessão, seu corpo respondeu positivamente ao tratamento com o mesmo poder de autocura que as crianças possuem. Incrível a sabedoria de Deus que nunca abandona suas criaturinhas.
Terça-feira, senti que a musculatura estava mais firme, mais pulsante e quente. Não ouvi a conversa de seus ossos e articulações e entendi que todas as restrições estão em nossas crenças errôneas que associam idade à desintegração e fragilidade. Os efeitos do tempo são inevitáveis, mas a qualidade de vida é opcional.
Espero que ela venha muitas e muitas vezes às sessões de massagem, não só porque se beneficiará enormemente do tratamento, mas principalmente porque terei inúmeras oportunidades de aprender a não me lamentar e reclamar tanto da vida, deixando que mais tarde meus ossos e articulações conversem diretamente com Deus, já sem tantos registros de dores e indignações.

Nenhum comentário: