"Falar é superficial,por mais profunda que seja a fala.

Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque."

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O panetone nasceu de uma história de amor

Rogério Shimura nos conta a estória mais famosa sobre a criação do panetone. Um jovem morador da cidade de Milão no século XV se apaixonou pela filha de um padeiro.
Buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele se disfarçou de ajudante de padeiro e criou um pão doce. O pão se tornou destaque na padaria pelo seu tamanho incomum para a época e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja.
O jovem criador deste maravilhoso pão naturalmente fermentado com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial, hoje apreciada por pessoas de diversos países, atribuiu a autoria da receita ao Toni, o pai da moça.

Pois é, eu desconhecia esta história, mas sempre adorei panetone. Hoje fazem aqueles artificiais, açucarados e engordantes que nem os olhos ousam encarar. Por isto, resolvi fazer meu Paneto diet e comer sem culpas e repetir. Fiz na máquina de pão e me surpreendi: O paneto fica uma belezura e a cozinha limpinha e cheirosa.
Coloquei a foto da minha obra de artes aqui para estimulá-los a comer coisa mais naturais e caseiras. Vou aperfeiçoar minha receita e depois posto aqui.


Nenhum comentário: