"Falar é superficial,por mais profunda que seja a fala.

Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque."

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A paixão no simbólico

Como costumo dizer, nem tudo o que sentimos pode ser traduzido em palavras. Às vezes ficamos horas a fio falando e falando para chegarmos perto do que queremos dizer. Em outras vezes, uma palavras basta para que tudo venha à tona, o que não é tão fácil.
Ainda não encontrei nada mais gostoso do que os pequenos símbolos que representam nossas paixões. Melhor ainda é quando alguém nos dá de presente alguma coisa que não tem valor monetário aparente ( as vezes as coisas não são valorizadas como deveriam), mas que tem um significado imenso para quem dá e para quem recebe.
Acredito que quem dá um presente tão importante assim quer nos mostrar o quanto admira, entende e apoia a nossa paixão. Ao recebermos, somos tocados imediatamente por este fato.
Nesta fase de amor à confecção, ganhei duas bonecas que trocam comigo muita energia e conspiram favoravelmente para a realização dos meus sonhos.
São duas pequenas bonecas de pano, cheias de botões, fuxico, agulhas e linhas, que em algum lugar ganharam vida e vieram trazer suas experiências para iluminar meus caminhos.
A primeira, que não sei onde foi gestada, foi presente de Natal da minha mãe. Ela  fica na moldura do espelho da entrada da minha casa,  séria e compenetrada, exigindo cálculos e posturas na arte de sonhar.
A segunda, fabricada por presidiários*, fica sentada sobre a televisão, vestido curto, pernas esticadas, indiferente ao mundo exterior. Sorridente e festeira, com o olhar fixo no nada, talvez viva sonhando com a liberdade perdida, talvez esteja  mergulhada em sua criação.
Só sei que as duas são pedaços de mim, às vezes complementares, às vezes antagônicos, mas unidos de tal maneira que já não posso viver sem elas.










* Fundação  Santa Cabrini - Praça Tiradentes

Nenhum comentário: