"Falar é superficial,por mais profunda que seja a fala.

Tocar é profundo, por mais superficial que seja o toque."

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Saint Antoine et moi

Depois que tornei pública a minha devoção, algumas pessoas me contaram suas histórias e relação com o santo mais popular do mundo. Mas quem é que pode nos explicar a razão desta escolha? Eu mesma nunca entendi porque Santo Antônio estava sempre por perto.
Dentre todas as experiências que tive, como mencionei no outro post, a mais recente foi de arrepiar os cabelos dos mais incrédulos.
Ano passado, ainda morando na Suiça, dividi um quarto com uma senhora da Ilha Maurício, no sudeste da África. Ela falava o dialeto Patuá, um francês incompreensível. Nós duas conversávamos bastante, mas adivinhava o que ela dizia, porque eu não entendia quase nada.
Adorava esta senhora. Ela era extremamente religiosa e passava várias horas rezando. Às vezes me assustava quando levantava de madrugada e encontrava a minha companheira de quarto sentada na cama, com um pano branco na cabeça rezando o terço.
Numa destas vezes, quando voltava para a cama, vi Santo Antônio em pé, curvado entre nossas camas como se estivesse fazendo uma oração. Como estava sonolenta, achei que era uma alucinação, mesmo se parecesse muito real.
Quando abri os olhos no dia seguinte, minha querida africana estava sentada numa cadeira na varandinha que tinha no quarto, rezando para variar um pouco. Ao me aproximar para dar-lhe um beijo, ela me disse:
- Esta noite, Santo Antônio estava parado bem ali no meio do quarto.
Fiquei calada, olhos arregalados, tentando entender o que estava acontecendo. Sem qualquer explicação, contei-lhe sobre as aparições e experiências que tive com Ele.
No dia seguinte, voltei para minha cidade onde tinha grandes decisões a tomar.
Graças a Deus ter Fé significa exatamente não procurar respostas para as coisas de Deus. Sei que Santo Antônio queria me dizer que estava comigo na difícil batalha que eu tinha para enfrentar antes de voltar para o Brasil.
Inspiradíssima por estas lembranças agradáveis e fortalecedoras, comecei esta noite a esculpir em argila um Santo Antônio para brindar a vida e este privilégio de ter o Santo no meu quarto, trazendo respostas para as minhas questões.

Nenhum comentário: